sexta-feira, 7 de março de 2014

O SEGREDO DO SUCESSO DA VIDA CRISTÃ

Fazer a vontade de Cristo, seguir Suas ordens, cumprir com Seus mandamentos de amar a Deus e ao próximo é o objetivo da maioria de nós. Mas já notaram que, apesar de querermos, nem sempre conseguimos atingir esta meta?
Um professor da área de humanas, certa vez, deu uma definição de ser humano. Ele disse que o ser humano não passa de um cérebro preso em um tubo digestivo. Este docente afirmou que todos nós temos planos, ambições, sonhos e visões (que estão no cérebro), mas é o nosso corpo (tudo digestivo) que determina quem nós seremos. Por exemplo: temos a consciência de que, para se destacar na área acadêmica, é preciso estudar muito, ler muito e se dedicar muito. Mas o nosso corpo, muitas vezes, nos impede disso. Ficamos cansados, com sono, desanimados. O orientador diz mais. Diz que isto é uma verdade não somente na área acadêmica como em todas as outras: profissional, familiar, social, etc. Em todas elas sabemos o que seria o certo a fazer. Mais do que isto, queremos fazer o certo, gostamos de fazer o certo, sabemos que o certo traz consequências boas. Mas o errado, que não queremos, que não gostamos, que trazem consequências ruins, é o que fazemos.
Esta definição é interessante pois é parecida com o que Paulo, escritor bíblico, disse uma vez em sua carta endereçada à igreja de Roma. Ele escreve:
“Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne [olha o tubo digestivo aí], não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo. Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço. Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim. Então, ao querer fazer o bem, encontro a lei de que o mal reside em mim. Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente [olha o cérebro aí], me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros.” (Romano 7:18-23)
Isto é uma realidade com a vida espiritual da maioria de nós. Queremos fazer a vontade de Jesus, queremos seguir com Seus ensinamentos, mas parece que não é possível, que não conseguimos.
O problema nosso é que estamos deixando de lado um segredo que Cristo passou. Talvez o segredo para o sucesso da vida cristã.
Ele disse: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos.” [João 14:15]
A maior motivação para fazer algo que alguém nos pede é o amor que temos por aquele que nos fez o pedido. Para fazer a vontade de Jesus, guardar Seus mandamentos, é preciso amá-Lo. Fazendo isto, seguir Suas ordens será um consequência em nossas vidas, pois estaremos fazendo por prazer devido ao amor que sentimo por Ele.
Mas como se ama a Jesus?  O apóstolo João, em uma de suas cartas, escreveu:
“Ora, sabemos que o temos CONHECIDO por isto: se guardamos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu o CONHEÇO e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade.” [I João 2:3 e 4]
Em João 14:15 aparece que aquele que ama guarda os Seus mandamentos e em I João 2:3 aparece que é aquele que O conhece. Ou seja, amar e conhecer estão intimamente ligados. Você só ama quem você conhece. É impossível amar um desconhecido. Podemos ter compaixão, atração, interesse, não amor. O amor vem com o tempo e cresce cada dia mais.
O segredo para cumprir os mandamentos de Jesus? Ama-Lo. Como se ama a Cristo? Conhecendo-O, andando com Ele, falando com Ele (orando), ouvindo Ele falar (lendo a Bíblia). Fazendo isso, Jesus Se tornará cada vez mais próximo de nós, nós mais parecidos com ele e Sua vontade uma realidade cada dia maior em nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário